myspace do MIBAorkut do MIBATwitter do MIBAyoutube do MIBAfacebook do MIBA
Rede Social

mibac.com.br

  • faça aqui sua doação de amor e abençoe nosso ministério

    Leia mais...
  •  

    Gaditas | Homens de Guerra

    www.gaditas.net

    Gaditas




  • Assista nossos Vídeos
    e Vote!

    Videos do MIBAC

  • Cultos ao Vivo




    Assista nossos Cultos ao vivo, através do seu computador, entre e confira o horário das transmissões!
http://www.mibac.com.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/535085Projeto_sol_nascente.jpg http://www.mibac.com.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/664728banners_sol_nascente2.jpg
O líder forjado na crise PDF  | Imprimir |  E-mail

 Texto: “E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas, porque o Senhor o abençoava. E engrandeceu-se o homem, e ia enriquecendo-se, até que se tornou mui poderoso.” (Gênesis 26:12-13)

Verdade Central: Toda crise é necessária para nascer um líder. Onde não há crise, não nascem novas lideranças. A crise só amedronta os tolos, porque os sábios têm habilidades para conviver entre as diferenças e mudar as diferenças que existem em seu território.

Introdução: As crises são necessárias para mudança de atitude, de caráter e de personalidade. Onde não há crise, coisas novas não nascem. Então, a palavra crise, no contexto original, não tem nada a ver como está sendo colocada de forma global.

A palavra crise, no grego, quer dizer: poder para criar. Então, quando existe uma diferença ou uma situação atípica, está nascendo o poder para criar. A crise passou pelos patriarcas, libertadores e profetas. Então, a crise passa por uma geração.

Abraão

A primeira crise que teve no Planeta, pós-pecado, foi com Abraão (Gn 12 e 13). Como posso entender que, no meio de uma crise, alguém entra no deserto e sai rico? Então, a crise é vencida pela fé.

Abraão, o grande patriarca, poderia ter sido poupado da primeira crise do Planeta e não foi. Porque Deus quer-nos mostrar que, no meio da crise, nascem os milionários, porque os homens e mulheres criativos nascem em meio à crise.

No capítulo 13 de Gênesis, o texto refere-se a Abraão saindo rico em prata, ouro, caprino, servos e servas... O que é isso? É que, no meio da crise, aqueles que têm uma inteligência administrativa entram em operação e os que estavam com a mente adormecida acordam.

A primeira crise tinha uma ordem. “...eu te dou uma liberação para ir até o Egito”. Então, na primeira crise patriarcal, Deus permitiu que Abraão fosse até o Egito. Existem coisas na crise que só vamos ter êxito se o Senhor permitir. Não posso, em meio a uma crise, agir como eu acho que devo agir. Tenho que obedecer aos parâmetros e aos comandos que estão vindos para que eu me mova segundo a direção recebida.

Deus disse a Abraão: “Pode ir até o deserto e pode chegar até o Egito”. E ele foi.
Para que tenhamos êxito na crise, precisamos ser dirigidos pelo espírito da obediência.

Cada crise tem um mentor sobre nós. Quem foi o mentor que você levantou para cuidar de você no momento de crise? Seja qual for a crise, de ordem sentimental, familiar, emocional, institucional etc, você precisa de mentores.

Há pessoas que não sabem viver em crise, e tomam rotas diferentes. Por causa disso, entram catástrofes e desgraças no meio de pessoas, porque são inadequadas para administrarem no momento difícil. Então, é preciso estar debaixo da unção de sabedoria para passar pela crise.

Em toda crise, precisamos de uma unção de sabedoria que é uma habilidade de ver a diferença e resolver as diferenças. O espírito de sabedoria está tomando o povo de Deus nestes dias, porque está escrito que enquanto todo Israel estava debaixo de crise, o Senhor deu espírito de sabedoria para o povo de Deus e eles não sofreram nenhuma consequência.

Isaque

Precisamos entender que a crise é uma chance de Deus para nascer novos mentores. Abraão passou por uma crise e venceu a crise. Mas Isaque, que agora não é mais a fé, mas fidelidade e obediência, entra numa crise maior que a do seu pai.

Em Genesis 26, vemos que a crise era tão terrível que Isaque não sabia como administrar e pediu direção a Deus. E a primeira palavra de Deus foi: “Não faça o que seu pai fez. A seu pai dei o direito de ir para o Egito, mas a você Eu proíbo.”

Deus estava mostrando que as crises possuem saídas diferentes; elas não são iguais. Isaque poderia ter feito a mesma coisa, formado uma caravana para o Egito, mas Deus disse: “Não faça de tal maneira. Fique nessa terra onde está agora, porque Eu vou lhe prosperar.”

Para Abraão prosperar na crise, precisou romper a geografia. No caso de Isaque, Deus disse para ficar onde estava, porque ia abençoar a terra e prosperá-lo. Então, a crise vem para abençoar o justo e punir o ímpio. A pergunta chave é: Qual a solução que você tem para essa crise? A quem você está buscando ajuda?

Como cristãos e líderes, tudo o que temos a fazer em meio às crises, sejam elas quais forem, é permanecer crendo que independente de qualquer situação, estes serão os melhores anos da nossa vida.

Devemo-nos preparar, pois neste tempo nascerão os grandes empresários, mentores, porque Deus estará tratando-nos com seriedade. Deus é mentor da solução.

O que Abraão fez da crise? Ele foi ao Egito. O que Isaque fez da crise? Ficou na cidade, porque o Senhor disse para não sair de lá. E mais, ele ainda recebeu de Deus a ordem de plantar na terra.

Foram duas crises diferentes. Deus mandou buscar a semente (Abraão) e plantar a semente (Isaque). Aprendemos que na hora da crise, não podemos comer a semente. A semente é para plantar.

Qual foi a palavra para Isaque? Plante. A Bíblia diz que ele plantou no deserto e na terra seca. E quando plantou, toda semente plantada produziu, porque Deus o abençoava.

Plante na crise

Cada semente carrega uma carga genética para não omitir o fruto. No meio dessa crise, pegue essa carga genética e lance no solo. Todos nós somos produto de uma carga genética e de uma semente.

Se você pegar uma maçã, encontrará várias sementes de maçã dentro dela. Você nunca pode esperar que semente de maçã dê outro resultado que não seja maçã. Precisamos ter a natureza correta e o entendimento correto do que é plantar e colher.

O que você quer plantar e o que você quer colher? Quando Isaque pegou toda a carga genética dos grãos e lançou no solo, com certeza, os inimigos diziam: não vão frutificar esses grãos, eles vão entrar em ruínas como entramos. E os filisteus torciam para que a crise ocorresse na vida de Isaque com tanta intensidade.

Não pense que com você é diferente. Existe muita gente torcendo, como os filisteus, para que você não saia da crise. São pessoas de alma pobre e que querem que você pareça com elas, mas não aceite. Saiba que enquanto os filisteus destilavam inveja, Deus olhou para a semente de Isaque e disse: Está abençoada. E a partir daí, ele plantou e colheu a cem por um.

Creia que enquanto estão profetizando ruína e miséria na sua direção, você colherá a cem por um. Tire os olhos da crise e ponha os olhos na promessa. Com certeza, fidelidade e obediência plantam e colhem. Não há profecia maligna que anule uma semente abençoada.


fonte mir

 


Leia mais: