myspace do MIBAorkut do MIBATwitter do MIBAyoutube do MIBAfacebook do MIBA
Rede Social

mibac.com.br

  • faça aqui sua doação de amor e abençoe nosso ministério

    Leia mais...
  •  

    Gaditas | Homens de Guerra

    www.gaditas.net

    Gaditas




  • Assista nossos Vídeos
    e Vote!

    Videos do MIBAC

  • Cultos ao Vivo




    Assista nossos Cultos ao vivo, através do seu computador, entre e confira o horário das transmissões!
http://www.mibac.com.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/535085Projeto_sol_nascente.jpg http://www.mibac.com.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/664728banners_sol_nascente2.jpg
Líderes por herança e aliança PDF  | Imprimir |  E-mail

Texto: "Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos." (Efésios 1:18).

Verdade Central: Pela fé, temos uma herança, que firma o nosso pacto com Deus. O livro de Gênesis relata a resolução de Deus em criar o homem à Sua imagem e semelhança (Gn 1:26). Então, dentro dos nossos direitos de herança, a primeira coisa que descobrimos é que fomos feitos para parecermos com Deus.

Introdução: Devemos imitar ao nosso Mestre em tudo. Paulo era imitador de Cristo e por isso podia dizer: "Sede meus imitadores, assim como eu sou de Cristo" (I Coríntios 11:1). Imitar Jesus também implica desenvolver uma liderança, ainda que por um momento não se tenha um público, uma carreira, um púlpito.

Desenvolva a sua liderança, mesmo que você esteja passando por um deserto, porque a unção e a liderança restauradora que estão sobre você atrairão multidões, onde quer que você esteja. O Senhor lhe dará graça para ministrar sobre um povo, levar a graça redentora, e esse povo se tornará um conosco na mesma essência, no mesmo propósito e no mesmo chamamento de liderança que o Senhor deu. O homem fez um ato vergonhoso ao não afirmar que se parecia com Deus, mas Deus veio se parecer conosco, para nos reconciliar com Ele.

1. A herança de parecermos com Deus

Você foi criado um pouco menor do que Elohim, e foi coroado de glória e de honra (Sl 8). Então, se você se parece com Deus, você é líder, e ninguém vai roubar seu direito de liderar.

Na tentativa de saber o biotipo de Deus, as pessoas ficavam confundidas, mas, em João 1:12-14, descobrimos que Ele se fez carne, tornou-se gente, ou seja, Ele veio mostrar a imagem e semelhança dEle. Não é Ele que se parece conosco; nós é que fomos criados à semelhança dEle.

Porém como fomos feitos para parecermos com Deus, e decidimos parecer com nós mesmos, Ele resolveu se parecer conosco, para que, nesse direito de herança, compreendamos a verdade do Reino e comecemos a ter interesse em sermos semelhantes a Ele.

2. O homem foi criado para dominar

O texto de Gênesis continua dizendo: "... que o homem domine". Domínio é autoridade trabalhada. A primeira palavra que Deus usou para o homem foi sobre o domínio. "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a Terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a Terra." (Gn 1:26)

A palavra domínio tem duas associações: Demoscratórias, que significa um povo que está debaixo de um governo. O prefixo "demo" aqui é o mesmo de "democracia", "democrático". Você, como líder, tem a unção para ouvir as pessoas e deve ter uma postura de exercer a autoridade.

Cosmoscratórias, que é o governo das causas físicas, das organizações deste mundo. Você tem, em Cristo, o poder de ter uma equipe organizada que trabalha por ordem de comando. Quando Deus disse que derramaria Seu Espírito sobre toda carne, houve uma organização (Joel 2:1): Deus primeiramente organizou um exército. A sua liderança não pode ser desorganizada, pois Deus não dá bênção na desorganização.

Para você ter êxito na sua liderança, organize-se, sabendo que tem autoridade sobre as causas físicas e espirituais. Você tem poder para organizar as coisas. Foi Deus quem mandou você dominar a Terra.

Tenha uma organização com fins específicos. Para você conseguir tomar o território que Deus lhe entregou, organize-se e defina seus alvos. Lembre que as primeiras palavras que o Senhor falou em referência ao homem foi que este era sua imagem e semelhança e deveria exercer domínio.

Para se organizar, você precisa saber: Onde está; O que está fazendo; Por que está fazendo; Como está fazendo; Para quem está fazendo; Que precisa ter domínio e autoridade sobre o que está fazendo.

3. Crescer, frutificar e multiplicar

Um líder nunca fica estático. Sempre está evoluindo. Este é um fator cíclico, tanto no físico quanto no espiritual. Você, agora, não é mais o mesmo de quando começou a ler este estudo, pois houve um acréscimo de conhecimento.

O crescimento está relacionado ao grande número de pessoas que se estão agregando a nós; é a COLHEITA. O líder só terá multiplicação quando lhe for revelado o que é crescimento. Se não for assim, não poderá multiplicar. A ordem é crescer e depois multiplicar. Se não entendermos isso, não passaremos de um grupo de pessoas que, embora seja organizado, não tem a consciência de governo que Deus quer que tenhamos.

A frutificação nos mostrará como somos e com que tipo de pessoas estamo-nos relacionando. É o que vai nos mostrar que doutrina está formando nosso caráter. Você conhece o tipo da árvore pelo fruto que ela dá. Algumas árvores são facilmente reconhecidas, outras não. Frutificação é doutrina, caráter e santidade.

Quando nosso ministério cresce, começamos a influenciar nossos liderados, implantando uma doutrina no coração deles. Após o crescimento, temos que plantar imediatamente as sementes da doutrina, para que venha o fruto. E, então, plantaremos a santificação, que está relacionada ao caráter. Seus liderados terão um caráter irrepreensível, seguindo o seu exemplo.

A multiplicação. Quer saber o que é exagero divino? Em Gênesis 17:2, Deus fez uma aliança com Abraão dizendo que iria multiplicar a descendência deste exageradamente. Seria algo extraordinário, uma multiplicação como as estrelas dos céus e como a areia do mar.

Por que as estrelas? Porque quanto mais escura fosse a noite para Abraão, mais as estrelas iriam brilhar. E por que a areia do mar? Porque Abraão andava próximo ao mar Mediterrâneo e lembrava-se de que tinha uma promessa: que sua descendência seria numerosa como cada grão de areia, que não se podia contar. Deus deixou uma referência para a noite, e outra para o dia, para que lembrássemos dia e noite que Ele não mente jamais.

O respaldo do nosso direito à herança

Em Gênesis 17:5-6, vemos Deus fazendo uma promessa a Abraão: "E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto; te farei frutificar grandíssimamente, e de ti farei nações, e reis sairão de ti".

Em Gálatas 3, vemos que temos direito à mesma herança que o Senhor deu a Abraão: "Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o Evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão" (Gl 3:8-9). "Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro. Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo..." (Gl 3:13-14).

Você tem respaldo mediante o novo nascimento, para adquirir o direito à herança e à aliança. O homem pecou e havia perdido todos os seus direitos de liderar, mas Jesus veio e restaurou tudo isso. Então, líder, você tem direito às promessas agora não só por causa da herança, mas também da aliança feita através do sangue de Jesus, que é eterna.

Aquilo que está escrito em Gênesis 17:7 serve para você: De ti sairão os governos, as autoridades, os príncipes, o domínio e a liderança. A promessa feita a Adão por herança, Deus repetiu a Abraão por aliança, e foi extensiva a nós. Isso quer dizer que você tem direito duplo para liderar e dominar até sobre todo o poder do inimigo. Portanto prossiga, faça discípulos de todas as nações. Exerça isso, lembrando que Jesus está com você todos os dias, até tudo ser consumado.


fonte mir

 


Leia mais: